Reabilitação Auditiva

Voltar a Ouvir é Despertar para a Vida!

Renascença, um protocolo único oferecido pelo Núcleo de Audiologia, que visa a aumentar as possibilidades de sucesso clínico na reabilitação auditiva. Renascença consiste em um conjunto de serviços que agregam valor ao produto – consultoria, aconselhamento, experiência domiciliar assistida e programa de estimulação auditiva pós-adaptação – associados às ferramentas de alta tecnologia da Unitron: programa flex, flex:trial e flex:upgrade . Além disso, aplicativos que geram constantemente feedback de ajustes, satisfazendo o desejo dos pacientes que querem estar mais envolvidos com seu processo de adaptação.

Consultoria


A consultoria fornece ao paciente e seus familiares detalhes sobre o processo de reabilitação, com respeito e transparência.

O objetivo é esclarecer dúvidas e oferecer suporte para uma escolha consciente, segura e adequada ao perfil e expectativas de cada usuário.

Produzir resultados mais rápidos e eficazes, motivando e envolvendo o paciente e seus familiares é o foco do Núcleo de Audiologia.

Aconselhamento


O aconselhamento está presente em todos os atendimentos fonoaudiológicos desde o primeiro dia e durante o acompanhamento longitudinal do paciente.

O acompanhamento longitudinal adequado é imprescindível. É uma preocupação constante do Núcleo de Audiologia.

Durante o período de aclimatização os retornos são semanais. Após esse período, os retornos passam a ser bimestrais, viabilizando a revisão dos ajustes e programações iniciais, a realização de exames de validação e rotina para seguimento do quadro audiológico e o check list da garantia assistida do produto.

 

Experiência Domiciliar Assistida


 

Período de teste, em que o usuário pode experimentar diferentes níveis de tecnologia por período flexível, sob orientação do fonoaudiólogo.

Graças a modernos recursos tecnológicos oferecidos pelos aparelhos Unitron, como o log it all (que salva informações vivenciadas pelo paciente, em tempo real, na nuvem), o fonoaudiólogo tem acesso às percepções do paciente nas diferentes situações sonoras, podendo direcionar melhor os ajustes e as orientações.

Dessa forma o usuário tem mais experiências para decidir sobre o investimento mais adequado às suas necessidades.

Programa de Estimulação Auditiva Pós-adaptação


Estimulação auditiva pós-adaptação realizada em ambiente acústico para melhorar a compreensão de conversas em diferentes tipos de ambientes ruidosos.

O objetivo é ensinar o deficiente auditivo a utilizar pistas sonoras, estratégias de comunicação e os recursos auditivos ainda disponíveis, para valorizar a percepção dos sons ambientais, instrumentais e de fala, gerando, assim, uma melhor recepção.

No período pós-adaptação imediato, denominado período de aclimatização (processo neurológico de adaptação), oferecemos aos nossos usuários e seus familiares atendimento fonoaudiológico personalizado semanal. Durante sessões individuais, os usuários contam com todo o apoio fonoaudiológico e suporte técnico para que sua adaptação seja mais rápida, tranquila e segura.

Esse protocolo, voltado para o sucesso clínico, foi desenvolvido pelo Núcleo de Audiologia no ano de 2005. É atualizado anualmente desde então e tem se mostrado uma ferramenta eficiente na reabilitação auditiva.